psicologia
Afirma:
A dimensão empregua a globalidade do existir humano e, conseqüentemente do seu agir. É homem todo e não só uma parte, que é pensante efetivo, temporalizado, dialogal, criador, sexual imanente e transcendente. Uma dimensão não contém a totalidade do ser humano, mas marca-lhe a totalidade do ser. Segundo Lima Vaz, a cultura clássica elabora uma imagem de homem no qual são postos em relevo dos pontos fundamentais: o homem com o animal que fala e discorre e o homem como animal político.
Na Grécia arcaica a imagem do homem apresenta pelo menos três níveis distintos: teológico ou religioso, referindo-se a separação entre o mundo dos Deuses e mundo dos homens mortais; cosmológico, onde o homem expressa admiração pela ordem e beleza que fazem do universo invisível todo bem adornado e é expressa me oposição entre o apolíneo e o diomisíoaco.
O pensamento a cerca do homem no sec. V a.c., alcança seu pleno desenvolvimento em Atenas. Os sofistas tornaram a cultura o homem e suas competências passam a ser o objeto principal da filosofia.
Na transmisao socrática, Lima Vaz, destaca alguns aspectos importantes: valorização do individuo expressa na formula “conhecer-te a ti mesmo” e exaltação do logos como fonte de virtude da ciência e da moral.
Para Platão, o problema humano não se coloca a partir do homem, mas sobre a luz de teoria das idéias, refletindo o destino, reminiscência e purificação da alma.
Em Aristóteles Lima Vaz destaca traços fundamentais da característica humana, dentre elas o homem biopsíquico; homem como ZÔON LIGIKÓN, homem ético político e homem passional e desejante.
Na concepção cristã medieval do homem procedem duas fontes básicas: A sagrada Escritura; os padres da igreja, destacando santo Agostinho e os filósofos gregos e latinos.
Na concepção moderna