serviço social na educação
Curso de serviço Social
Trabalho de Política de assistência social a família
Rio de Janeiro 26 de setembro de 2012. ( 2º semestre/ano 2012 )
Centro Universitário Augusto Motta Trabalho de Política de Assistência Social a Família
Exercício Relacionado ao 1º Texto Base:
Combate a pobreza. “O cidadão pode contar com o quê?” - Juntamente com o documentário: SICKO - $O$ SAÚDE.
Por:
Nome: Flávia F. dos Santos Araújo.
Matrícula 11101631 - tarde
Professora: Flávia Cristina
Roteiro.
a) Que relações existem entre o documentário e o debate sobre o desmonte da Seguridade Social brasileira? Quais as contribuições que este documentário traz para esse assunto?
R - O primeiro ponto é a falta de intervenção do Estado, no documentário a saúde não é gratuita e sim privatizada e quem pode pagar tem acesso, e em certos casos mesmo pagando valores absurdos, quando eles necessitam essas empresas põem vários empecilhos. No caso da Brasil vem acontecendo o sucateamento da saúde para que as pessoas venham procurar planos de saúde. O estado passa para população os direitos como se fossem favores. Vem ocorrendo um desmonte da estruturação das fontes tributárias autônomas destinadas a fornecer recursos para a Seguridade Social – saúde, previdência e assistência social. No filme mostra países como Cuba, França e Canadá que conseguem através de impostos, manterem condições dignas para sua população.
b) Qual a cena que mais lhe chamou a atenção? Por quê?
R - Foi à cena que mostrava plano para o fim da saúde pública nos Estados Unidos, as cenas dos hospitais super lotados, atendimentos precários e funcionários mal remunerados, longas filas de espera para tratamento, a fim de valorizar os planos de saúde que vendiam uma excelente imagem de bom atendimento a fim de acabar com os hospitais