psicologia
Caracterização e Evolução da Psicologia
Construa uma linha do tempo, registrando: os principais marcos históricos, o período e pensamento filosófico preponderante (indicando o filósofo correspondente) e os principais marcos da história da Psicologia, considerando as correntes teóricas da Psicologia Científica (e o teórico correspondente), bem como as principais abordagens psicológicas do século XX.
1) O que é senso comum? Exemplifique.
RESPOSTA: Senso comum é o conjunto de conhecimentos adquiridos por meio das experiências vivenciadas no cotidiano, sendo de extrema importância para a sobrevivência, para a construção da realidade e da visão de mundo. Um exemplo de conhecimento do senso comum é o uso de chá de boldo para problemas de fígado, utilizado pelas pessoas mesmo antes de qualquer comprovação científica ou sem conhecer seu princípio ativo.
********************************************************************
2) Quais são as características definidoras do conhecimento científico?
RESPOSTA: O conhecimento científico diz respeito aos aspectos da realidade que são expressos por meio de uma linguagem rigorosa e precisa. Tais conhecimentos são obtidos por meio de métodos sistematizados, controlados e programados, garantindo sua validade. Tais características possibilitam que esses conhecimentos sejam verificados, transmitidos e desenvolvidos (ou aperfeiçoados).
********************************************************************3) (Provão Psicologia/2000) A História da Psicologia revela uma ampla diversidade de abordagens teóricas que se reflete nas diferentes definições do seu objeto de investigação no interior dos grandes sistemas. A esse respeito, é correto afirmar que:
a) No surgimento da Psicologia, seu objeto de estudo é a consciência, substituído, com o advento do behaviorismo, pelo comportamento, único objeto na atualidade.
b) Do final do século XIX aos dias de hoje, os processos mentais têm sido o único objeto de estudo