psicologia
Humanização na enfermagem é nos colocar no lugar do paciente e enxergá-lo como um ser biopsicossocial com necessidades diferentes, e entender que apesar do paciente estar com todos os equipamentos necessários para sua sobrevivência, ele está em um local estranho, sendo cuidado por pessoas estranhas, perdendo suas intimidades e principalmente com dor. A humanização visa justamente trazer o máximo de conforto e cuidado para o paciente como pessoa.
O cuidado humano é uma característica humana, cuidar é uma forma de expressão, de relacionamento com o outro ser. Pensando nos elementos do cuidado humano, o amor, a solidariedade, e o respeito, mostramos que na atitude humana, a forma de cuidar independente da relação que se tem com o ser cuidado. A ação do cuidar tem a ideia de harmonizar as relações humanas e o equilíbrio junto ao meio social e a natureza. Na Enfermagem através do ensino feito por Florence Nightingale, treinavam-se pessoas para cuidar de pessoas, sendo esta uma característica da Enfermagem. Na ocorrência do processo de cuidar, o enfermeiro precisa utilizar o conhecimento científico e também sua capacidade de observação e percepção, planejando cada etapa do processo, podendo visualizar a necessidade do paciente e compreender suas indagações.
O cuidado mais humanizado é uma forma de expressar relacionamento com o outro ser, a fim de se obter uma vida plena, não se restringindo apenas em atividades, que proporcionam meios de sobrevivência. Uma expressão de carinho e interesse é característica humana, assim como a comunicação, através da linguagem verbal. O corpo comunica sentimentos através do olhar, da expressão facial, do conforto pela música, por outros sons, ou por ouvir alguém cantar.
Uma pessoa está doente e vai procurar um profissional da saúde com o desejo de que alivie seus sintomas e livre-o de seu sofrimento, ele deseja ser cuidado. A pessoa traz seus sintomas, suas circunstâncias