Comunicação Empresarial
Curso de Comunicação Social – Relações Públicas
Nivaldo Moura
Aluna: Talyssa Gazel do Nascimento
Data: 19/12/2013
TORQUATO, Francisco. Comunicação Institucional/Comunicação Empresarial. São Paulo: Summus Editorial, 1986.
A comunicação como poder nas organizações
“[...] a empresa é um sistema que reúne capital, trabalho, normas, políticas, natureza técnica. Uma empresa não apenas objetiva gerar bens econômicos, para uma relação de troca entre produtor e consumidor, mas procura também desempenhar papel significativo no tecido social, missão que deve cumprir qualquer que seja o contexto político.” (pág. 13) Além do interesse financeiro, a empresa precisa ter um papel útil na sociedade, para que obtenha clientes.
“Quando se organiza, pois, uma empresa, na verdade, o que está-se organizando são seus circuitos internos e externos, ajustando-os e promovendo seu intercâmbio com outros sistemas.” (pág. 14) Nesse processo, a empresa vai se formando como sistema.
“A comunicação é um sistema aberto, semelhante à empresa. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, ingredientes que vitalizam o processo.” (pág. 15) Vista como via de mão dupla, a comunicação é dividida entre etapa de transmissão e de recuperação.
“[...] uma empresa se organiza, se desenvolve, enfim, sobrevive, graças ao sistema de comunicação que ela cria e mantém e que é responsável pelo envio e recebimento de mensagens.” (pág. 16) O processo comunicacional traz informações ou envia para 3 grandes sistemas: o sistema sociopolítico, o sistema econômico-industrial e o sistema inerente ao microclima interno das organizações.
“Se alguns poderes legitimam a empresa, a comunicação exerce igualmente um certo e grande poder.” (pág. 17) Segundo Karl Deutsch, poder é a possibilidade de um ser influenciar outro, e a comunicação, com certeza, é capaz de fazer isso.
Comunicação de massa e