Psicologia
Introdução
Para os estudos deste trabalho de observação comportamental foram escolhidas duas instituições escolares para coleta de dados e sua posterior análise. A escolha desses locais ocorreu pelo fato de se ter amplo acesso no processo de observação do objeto de estudo: as crianças.
Duas delas, de faixas etárias diferentes, vistas em Psicologia e Educação, foram estudadas de forma discreta e imparcial em suas atividades dentro do ambiente escolar. Buscou-se nesse processo uma diversidade na escolha dos horários de acompanhamento afim de se obter dados mais concretos durante as tarefas desempenhadas pelas crianças.
Por motivos de segurança e para proteger o sigilo a respeito das suas identidades, serão adotados nomes fictícios para identificá-las.
Apresentação
Este trabalho de observação em campo tem por finalidade comparar os dados coletados com os conteúdos vistos na disciplina Psicologia e Educação, confrontando dessa forma os estudos teóricos com o comportamento observado na prática das faixas etárias escolhidas pelos autores.
O resultado dessa análise entre teoria e prática validará ou não se as crianças estudadas se encaixam nos padrões psicológicos e comportamentais existentes para as suas respectivas idades.
Locais de estudo
O primeiro local para a base de observação foi a Ume Pedro Crescenti, localizada no bairro Rádio Clube, na zona noroeste de Santos. Trata-se de uma escola municipal que contém cerca de 900 alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano).
Situada próxima às palafitas da Vila Gilda e ao aterro do Sambaiatuba, a escola atende crianças de famílias de baixa renda, bolsistas de programas federais de distribuição de renda em sua maioria (Bolsa Família, Vale Gás etc).
Além de projetos menores dentro do horário escolar, existem outros dois em atividade na unidade que contemplam não só as crianças que ali estudam, mas as demais interessadas. O primeiro projeto, “Integrar Arte e Vida”, financiado pela