conteúdo programático
Belém
2010
I. DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA POLÍTICA E CIÊNCIA PLÍTICA
“A questão das relações entre filosofia política e ciência política um tema de muitas faces...”
“... ciência política compreendida estudos dos fenômenos políticos conduzido com a
“Com a metodologia das ciências empíricas e utilizando todas as técnicas de pesquisa próprias da ciência do comportamento...”
“... para cada acepção de “filosofia política” corresponde a um modo distinto de se propor a questão das relações entre filosofia e ciência política...”
“ ... quatro diferentes significados de “filosofia política”: ...”
1.”O modo mais tradicional e corrente de se compreender a filosofia política é entendê-la como descrição,projeção,teorização da ótima república ou,se quisermos
Como a construção de um modelo ideal de estado ...”
2.”O segundo modo de se compreender a filosofia política é considerá-la como a busca do fundamento último do poder, que permite responder á pergunta:”A quem devo obedecer? E por quê? ”
“Nesta acepção, filosofia política consiste na solução do problema da justificação do poder último, legitimidade do poder. Isto é, a dar uma justificação ao dever de obediência política...”
3. “Por “filosofia política” pode-se entender também a determinação do conceito geral de “política”, como atividade autônoma (...) distinguem tanto da ética quanto da economia, ou direito, ou religião.”
4. “... a filosofia política como discurso crítico, voltado para os pressupostos,para as condições de verdade, para a pretensa objetividade, ou não-valoração (avalutativà) da ciência política.”
“Entra nessa acepção de filosofia política a orientação da filosofia analítica em direção à redução da filosofia política em análise da linguagem política.”
“Quando se entender por filosofia política a teoria da ótima república, a relação com a ciência política é de clara oposição. Enquanto a ciência política tem uma função essencialmente