modulacaoxmultiplexacaoxcodificacao
674 palavras
3 páginas
Em um sentido amplo, codificar é o ato de representar um significado (informação) através de símbolos (dados) para comunicar o significado através do tempo ou espaço. Quando falamos, estamos codificando. A escrita é um meta-código, porque busca representar a linguagem, que já é um código.
No campo mais restrito das comunicaçòes digitais, estamos interessados em acomodar uma determinada quantidade de símbolos (no caso determinados números binários) em um determinado canal de comunicaçào, cuja capacidade de transferência (banda de passagem) é limitada. Neste contexto, codificar significa encontrar uma simbologia que tenha um bit rate adequado ao meio que será usado.
Isto pode ou não ser complementado (geralmente é) por símbolos adicionais cujo propósito é permitir ao receptor detetar e, eventualmente (dentro de certos limites), corrigir eventuais erros introduzidos durante a transmissão.
Qualquer processo físico de transmissão envolve a manipulação de alguma característica específica do meio utilizado. Este meio é a portadora do sinal (já codificado na forma desejada). Falando de ondas eletromagnéticas como portadoras, podemos manipular
(separadamente ou em conjunto) a amplitude, a frequência ou a fase para representar o nosso sinal codificado. o ato de manipular as características da portadora é o que chamamos modulação. Repare que a escolha da portadora e da forma de modulação impõe restrições sobre a forma de codificação.
Agora que temos sinais (informação) codificados e modulados, temos o problema do compartilhamento dos nossos canais de comunicação. A essência do termo multiplexar é isto: compartilhar o meio de comunicação. Isto pode ser feito no domínio frequência (frequency division multiplexing - FDM) ou no domínio tempo (time division multiplexing - TDM).
A própria maneira como o espectro eletromagnético é "loteado" entre os diversos tipos de usuários (rádio, TV, etc.) é um exemplo de FDM.