psicologia
A Psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento do ser humano e de animais através de suas relações com o meio físico e social.
E o que é ciência?
Para ser Ciência é necessário:
Objeto específico
Linguagem rigorosa
Métodos e técnicas específicos
Conhecimentos
Objetividade
Segundo Book, Furtado e Teixeira (00), a ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
Vamos a um exemplo do conhecimento científico em Psicologia...
E qual a relação do senso comum com a ciência?
É através do senso comum que o cientista se afasta para observar, estudar e validar seu conhecimento. No exemplo anterior, foi fundamental o conhecimento do dia-a-dia para transformar em ciência.
Misticismo x Psicologia
Em algum momento da sua vida, provavelmente, você já ouviu falar em cartomantes, astrologia, bola de cristal, previsão de futuro. Talvez até tenha lido algum cartaz sobre algo do tipo “descubra seu futuro” e um telefone e endereço de contato. Quiromancia (leitura das mãos), astrologia, tarô, numerologia e demais práticas alternativas não fazem parte do conhecimento da Psicologia. Essas práticas são baseadas na previsão do futuro e do destino como algo que não pode ser mudado, enquanto a Psicologia acredita que o destino do ser humano é construído e pode ser mudado ao longo da sua vida. A Psicologia não vê o homem apenas como ser autônomo, mas que se desenvolve e se constitui a partir da relação com o mundo social e cultural, mas também o homem sem destino pronto, que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 00)
O homem é um ser Sócio Histórico ,não dá para dizer que o homem é um ser biológico sem antes retratar que o ser