Culinaria espanhola
A culinária espanhola é parte da culinária mediterrânica, embora com características próprias. A cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva,especiarias variadas e muitos vegetais. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais. Internacionalmente conhecida, a paella, um prato de arroz, frutos do mar, galinha e chouriço, é o prato mais conhecido e o jamón (presunto) uma das principais iguarias.
Como é de praxe, há uma variação das comidas típicas de lugar para lugar. Isso se deve ao fato da cozinha espanhola ser basicamente criada de produtos extraídos da terra, onde a variação é inevitável. Sendo assim, podemos resumir que a comida espanhola é totalmente de tradição popular.
Comidas típicas e ingredientes espanhóis
*Azeite – a Espanha é um dos principais produtores de azeite do mundo. No sul do país se concentram muitas plantações de azeitona.
Ham – também conhecido como Jamón entre os espanhóis, o ham é uma espécie de salsicha muito apreciada na Espanha. Os espanhóis o consideram um alimento de primeira, e as vezes pagam pagos preços altíssimos por um ham de alta qualidade.
*Peixes e frutos do mar – esse tipo de alimento é muito comum e pode ser encontrado em qualquer restaurante. Enguias, camarão, polvo e mariscos são muito apreciados entre os espanhóis.
*Queijos – os queijos são consumidos comumente na sobremesa. Há uma variedade de queijos, feitos com leite de cabra, ovelha e vacas.
*Salsichas – por ser um alimento muito apreciado entre os espanhóis, há uma variedade de salsichas e chouriços à disposição. Às vezes cada mercado oferece sua própria produção de salsichas e chouriços.
*A utilização do sofrito como operação inicial na preparação de muitos pratos.
*O emprego do alho e da cebola como principais condimentos.
*O hábito de acompanhar as refeições com vinho.
*O pão como acompanhamento da maioria das refeições.
*O grande consumo de saladas, sobretudo no verão.