hidraulica
1) Um canal retangular de largura 3,0m transporta uma vazão de 6,0m3/s. Determinar a profundidade crítica e a velocidade crítica. Desenhar a curva E x y. Classificar o escoamento.
2) Um canal retangular de 10,0m de largura transporta 8,0m3/s de água a 1,0m de profundidade. Qual é a carga específica? Classificar o escoamento. Desenhar a curva E x y
3) Para uma carga específica constante de 2,0m, qual a vazão máxima que poderia ocorrer em um canal retangular de 3,0m de largura?
4) Um canal circular trabalha a meia seção conduzindo uma vazão de 800 l/s. Qual deve ser o diâmetro do canal para que o escoamento seja crítico?
5) Um canal retangular de largura 4,0m e tirante normal 2,0m, cujo Número de Froude é igual a 0,52 sofre uma redução de largura para 3,5m. Pede-se:
a) Calcular o tirante crítico e a energia específica crítica na seção contraída;
b) Calcular o tirante normal, a velocidade média e o Número de Froude na seção contraída.
c) Desenhar a curva E x y e classificar o escoamento.
6) Calcular a profundidade crítica para uma vazão de 10,0 m3/s escoando em um canal trapezoidal, com largura de base de 2,5 m e taludes laterais inclinadas de 1H:2V. Desenhar a curva E x y. Classificar o escoamento.
7) Um canal retangular com 15,0m de largura conduz 62,0m3/s de água com um tirante normal de 2,0m. Determinar a profundidade crítica do escoamento. Desenhar a curva E x y e classificar o escoamento.
8) Um canal retangular de 1,0m de largura e 0,75m de profundidade transporta uma vazão de 1,6m3/s e passa por uma transição na qual o fundo se eleva de 10cm. Despreze as perdas localizadas na transição. Pergunta-se:
a) Calcule a profundidade se a largura do canal se reduz para 0,8m.
b) Qual deve ser a largura do canal para que o regime seja crítico após a redução.
c) Qual devem ser a nova largura do canal e a profundidade normal, para que o nível da água permaneça o mesmo? d) Resolva os itens a, b