Relatório Gravidade
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA I – PROF. PABLO
RELATÓRIO DE FÍSICA
CUIABÁ-MT
2013
Universidade Federal de Mato Grosso
Física I – Laboratório de Mecânica – Prof. Pablo
Objetivo. O objetivo deste experimento é obter a aceleração da gravidade fazendo-se uso de um pêndulo simples. Veremos que, basta realizar apenas as medidas do tempo de oscilação deste pêndulo para o cálculo da aceleração. Em vista dessa simplicidade, iremos aprender a seguir como isso é possível. Observaremos a influência da massa do corpo e da variação do comprimento e do ângulo do fio no período de oscilação do pêndulo.
Palavras chave: aceleração, gravidade, pêndulo.
Introdução
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descreveram como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra. Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m.
O período de um pêndulo simples pode ser expresso por: . E a gravidade pode ser obtida da seguinte relação: g= (4π²L)/T².
Materiais e Métodos Os materiais utilizados foram: dois corpos com massas diferentes, pêndulo simples, cronometro, transferidor e calculadora. Primeiramente, calculamos o peso das massas