1 RELATORIO GRAVIDADE
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Coordenação do Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: FÍSICA EXPERIMENTAL II
Professor: Ruy Guilherme de Castro Alves
Aluno: Alexandre Augusto de Almeida Batista
Turma: 3EPM1
RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO – DIA 11/03/2015
Belém
2015
RELATÓRIO DIA 11/03/2015 – 1° EXPERIMENTO: GRAVIDADE LOCAL
OBJETIVO:
O experimento executado teve como objetivo estipular o valor da aceleração da gravidade média local através da observação e medição dos períodos de oscilação de um pêndulo simples.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Pêndulo Simples
Cronômetro Digtal
Régua
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O pêndulo simples é constituído por um corpo suspenso num fio leve e inextensível. Quando é liberado da posição de equilíbrio, o pêndulo oscila no plano vertical, em torno do ponto de fixação do fio, por ação da gravidade. O pêndulo descreve uma trajetória circular de raio L (tamanho do fio). São duas as forças que atuam sobre a partícula de massa m: O seu peso (P=m.g) e a tensão posta sobre o fio, a qual denominamos “T”. O período, tempo de oscilação do pendulo, não varia quando mudamos o ângulo de lançamento do peso, esse tempo varia apenas quando muda-se a gravidade ou o comprimento do fio. Com essa “propriedade”, conseguimos medir um tempo ou a gravidade. A partir disso, conseguimos medir a gravidade local através da utilização do pendulo simples.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Dividiu-se a turma em grupos de 5 alunos, nos quais cada integrante do grupo, após esticar o fio do pendulo, mediu este, anotando os valores encontrados por cada membro do grupo. Obteve-se um comprimento médio do fio igual a 58,7cm. Em seguida, cada integrante do grupo abandonou, de meia altura, o pendulo, observando, junto ao cronômetro digital, o seu tempo de oscilação. Com todos os resultados bem próximos, obteve-se o valor médio de 1,671s para uma oscilação do pendulo. Tendo estes valores “em mãos”,