psicologia
A Contabilidade está se movendo rapidamente na direção do bem estar social. Sua função não pode restringir-se a fornecer informações para a melhor alocação dos recursos econômicos, visando unicamente à maximização da riqueza empresarial.. (KRAEMER (2005:27))
O contador deverá ser o agente capaz de disseminar a responsabilidade social na sua organização e nas empresas a quem presta serviços. É ele detentor de informações ricas e privilegiadas e capaz de influenciar positivamente nas organizações, contribuindo para a tomada de decisões. LOPES DE SÁ (2002:34)
Responsabilidade Social envolve o “comportamento ético e a qualidade das relações que a empresa estabelece com todos os seus públicos. É um processo contínuo de aprendizagem que, para se concretizar, deve estar incorporado à gestão dos negócios”.((Oded Gragew, diretor do Instituto , Ethos).).
Segundo Lopes de Sá (2000, p. 100), que dentre todas as profissões a do Contabilista seja uma das que exija do profissional, a todo instante, um apelo ao comportamento ético, pois: É a atividade contábil aquela que através de seus relatórios, registros, demonstrativos e principalmente pela assinatura da responsabilidade técnica pelo serviço prestado, que expõe aos dependentese usuários da contabilidade tais informações.
Responsabilidades dos contadores ao desenvolverem suas atividades profissionais:
Competência
Confidencialidade
Integridade
Objetividade
Destacam-se algumas virtudes referenciais a qualquer profissão e que podem ser consideradas imprescindíveis para todo profissional da contabilidade:
Honestidade – está relacionada com a confiança que se é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e manutenção de seus direitos. É uma atitude que não admite meio termo, relatividade ou tolerância. A honestidade não se trata apenas de um costume, de um comportamento,