psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá trazer um pouco sobre filósofos que contribuíram com suas teorias para a Psicologia e principalmente, para a Educação.
Trataremos sobre as linhas de pensamento de Sigmund Freud, Jean Piaget, Wallon e Lev Vigotski e suas colaborações ao Ensino.
...
1 - Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação.
Sigmund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud nasceu no dia seis de maio de mil oitocentos e cinquenta e seis, em Freiberg, pequena cidade de Morávia, que na época, pertencia à Áustria e hoje está anexada à Tchecoslováquia. Filho de pais judeus, era o mais velho de oito irmãos, já contava, ao nascer com dois meio irmãos, mas era o preferido.
Seu pai Jacob Freud, vinte anos mais velho que a mãe, era severo e autoritário. Quando garoto, Sigmund Freud sentia ao mesmo tempo medo e amor pelo pai. A mãe era protetora e carinhosa; com ela, o jovem Sigmund Freud tinha uma ligação de paixão. Esse medo do pai e a atração sexual pela mãe foi que ele mais tarde chamou de complexo de Édipo, metaforicamente, este conceito é visto como amor à mãe e ódio ao pai (não que o pai seja exclusivo, pode ser qualquer outra pessoa que desvie a atenção que ela tem para com o filho), mas esta ideia permanece, apenas, porque o mundo infantil se resume a estas figuras parentais ou aos representantes delas.
Aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena se formou em oitenta e dois e entrou no Hospital de Geral Viena. Freud Trabalhou seis meses com neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.
Freud e suas Teorias
Freud acreditava que histeria era