sistema de custeio
O termo “sistema” é aqui empregado para definir o conjunto de componentes administrativos, de registros, fluxos, de procedimento e de critérios.
Custo variável – o critério do custo variável apesar de ser um conceito inovador, intelegivel e pratico não é aceito legalmente, as disposições que tratam da apuração dos custos de produtos e serviços são unanimes e impõem o uso do critério por absorção. Lei das sociedades por ações e o regulamento do imposto de renda, que são dois importantes diplomas leais, obrigam as empresas a usarem o custo para absorção; porque o custeio dos produtos deverá absorver todos os custos e as despesas de fabricação, ignorando as despesas de outras funções como as administrativas e comercial.no custeio variável os custos dos produtos são debitados em custos e despesas variáveis. Jaas despesas e os custos fixos devera ser debitados contra o lucro do período.
No custeio variável, somente os custos e despesas variáveis devem ser debitados aos custos dos produtos. As despesas e os custos considerados fixos deverão ser debitados contra o lucro do período.
O custeio variável é aproveitado pela administração com sucesso nos casos em que deseja saber, com segurança, quais produtos, linhas de produtos, departamento, territórios de vendas,clientes e outros segmentos que são lucrativos e onde a contabilidade de custos deseja investigar os efeitso inter relacionados das mudanças ocorridas nas quantidades produzidas e vendidas, nos preços e nos custos e despesas. A margem de contribuição já o custamento por absorção não dispõem dessas importante informação. Como desvantagem, podemos mencionar, os resultados do custeio variável não devem substituir, em algumas decisões, as informações decorrentes de outro critérios. O trabalho de analise das despesas e custos em fixos e variáveis é dispendioso e demorado.
George Leone -
Custeio variável é um método que oferece a mediad de margem de contribuição ao