Psicologia
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
NOME: Orlando L. Baptista
Nº:
TURMA: O DOCENTE
CLASSE:
INTRODUÇÂO
A Psicologia é entendida como uma ciência básica ou experimental, enquadrada na tradição positivista, e utiliza métodos científicos.Através de dados estatísticos hipóteses com variáveis mensuráveis em contextos experimentais e atraente além de outras áreas de estudo científico para ilustrar seus conceitos.
A tentativa de compreender o fenômeno psicológico em sua real complexidade tem procurado, a partir de uma perspectiva mais ampla, a utilização de metodologias pesquisa qualitativa que enriquecer a descrição e interpretação dos processos através dos clássicos experimentos de quantificar, são mais difícil para a cobertura, especialmente em contextos clínicos.
DESENVOLVIMENTO
Os Métodos e Técnicas de Investigação em Psicologia são:
Método de Observação
Método de Experimentação
Método de EstatÍstica
Método Comparativo
Método Clínico
Método de Observação
A observação é certamente o processo de investigação social mais antigo.Mais científicamente é de uso recente.
Pode ser encarado como método, um instrumento ou uma etapa de outros métodos. O objecto da observação é o comportamento de um sujeito ou de um grupo. Observação ocasional, dia-a-dia; observação sistemática, tende realizar tarefas semelhantes á do experimentador, formulação de hipóteses, controlo de variáveis, generalização dos resultados, dentro da observação sistemática, temos a observação laboratorial e a observação naturalista. Nestas duas, o observador não intervém. Observação laboratorial é utilizada pelos investigadores quando necessitam de controlar alguns factores que influenciam o comportamento que está a ser estudado. O ambiente e a situação são determinados investigador para melhor controlar as variáveis intervenientes. Os investigadores podem utilizar instrumentos como, câmaras de