Psicologia
José Antônio Damásio Abib resumo Tomam-se, aqui, obras de Wilhelm Wundt e William James para mostrar que a psicologia nasce como projeto científico no final do século xix. Esse projeto diferencia psicologia como ciência de psicologia como metafísica. Dessa perspectiva, a história da psicologia é concebida como história da psicologia científica e a pré-história da psicologia é concebida como história da psicologia metafísica. Mas as concep- ções de ciência de Wundt e James são diferentes. Da perspectiva da epistemologia unitária, a psicologia não se constitui como ciência. Nesse caso, a história da psicologia é concebida como pré-história dessa disciplina e sua história como ciência só começará se ela adquirir unidade. Da perspectiva da epistemologia pluralizada, a história da psicologia é história da cultura, o que significa dizer que é história das tradições de pensamento psicológico e filosófico e, também, história das ideias. Conclui-se que, da perspectiva da epistemologia pluralizada, epistemologia e história da psicologia adquirem uma perspectiva antropológica, o que equivale a dizer que a pré-história da psicologia não existe, e que a história dessa disciplina pode começar em qualquer época e lugar. E, finalmente, que o esclarecimento da psicologia como ciência depende da história da ciência e da cultura psicológica.
Palavras-chave ● Epistemologia. História. Cultura.
Introdução
A psicologia foi proposta como ciência no final do século xix por Wilhelm Wundt (1832-
1920) e William James (1842-1910). Na verdade, a ideia de psicologia como ciência já estava em germe na obra de autores que viveram e trabalharam mais ou menos na mesma época de Wundt e James (cf. Boring, 1957; Woodward & Ash, 1982). Mas foram Wundt
(1922 [1897]) e James (1962 [1892]) que elaboraram de modo sistemático o projeto da psicologia científica e deram início, desse modo, à psicologia moderna.
Toma-se, aqui, o projeto da