psicologia
Um funcionário de certa empresa sofreu um acidente em seu local de trabalho devido a alguns procedimentos incorretos de sua própria responsabilidade.
Após o fato ocorrido a empresa começou a se preocupar com a segurança de seus funcionários para que eles possam voltar do seu ambiente de trabalho para a sua família com a integridade que chegou a mesma. Com a atitude errada desse funcionário que provocou o acidente todos os outros tomaram com exemplo negativo e começaram a se preocupar coma sua própria segurança utilizando-se dos equipamentos de proteção individual fornecido pela empresa.
Mesmo com a conscientização, aconteciam casos isolados com pequenas falhas como por alguns descuidos do dia a dia, como por exemplo, o simples ato de caminhar pela produção sem usar o capacete, essas pequenas falhas acabavam afastando os seus funcionários por acidente de trabalho. Foram tomadas, a empresa concluiu que as medidas tomadas ainda não foram suficientes, bem como, as mesmas de fornecer palestras e reuniões para não haver reincidência de acidentes.
A empresa começou a adotar atitudes de punições, se constatada imprudências do lado do funcionário, bem como advertências verbais, logo havendo reincidências, advertência por escrito, e assim subsequentemente afastamento e demissão por justa causa.
Vendo que para o lado da empresa e quanto para os funcionários, ser demitidos por justa geravam-se pontos negativos para ambos uma demissão justa causa. Em uma reunião entre diretoria gerencia e representantes dos funcionários chegaram a um consenso e adotaram uma medida que vem surtindo efeito, aonde funcionários em geral chegando a um determinado tempo sem gerar ou ocasionar nenhum acidente de trabalho atingindo a meta igual a zero, todos seriam recompensados com premiações, como por exemplo, um salário a mais fora o décimo terceiro.
2. Apontar onde