Psicologia
Pré-natal
O mais correto hoje em dia seria uma gestação planejada que implicaria em que tanto o homem quanto a mulher fizessem exames específicos para identificar qualquer problema de saúde e assim tomar as devidas providencias. Com estes cuidados o processo de concepção poderia ser colocado em prática, mas, nem sempre as coisas acontecem desta forma. O pré-natal é fundamental para identificar qualquer anomalia, diminuir os riscos e ter uma gestação segura. A afinidade com seu ginecologista é muito importante para que a paciente sinta-se confortável para fazer todo tipo de pergunta e através de exames solicitados pelo médico será possível detectar qualquer problema que possa causar riscos tanto para o bebe quanto para a futura mamãe. Durante a gestação a futura mãe fará ao menos 3 ultra sonografia para acompanhar o crescimento do feto, há mulheres que necessitam de cuidados especiais por serem hipertensas ou portadoras de algum tipo de doença que mereça cuidados específicos.
Atualmente alguns exames ajudam a detectar a ocorrência de alterações no desenvolvimento fetal. Dentre eles, temos: Vilo corial-é o responsável pela formação do cordão umbilical quando o feto ainda esta nas suas primeiras semanas de desenvolvimento embrionário.
Muito usado para testes ainda na gestação que são capazes de detectar má formação congênita, feita sob visualização ultrassonográfica direta, procedimento que pode ser feito na nona semana de gravidez, mas normalmente realizado entre 11-12 semanas de gestação.
A amniocentese é um método de diagnóstico pré-natal que consiste na aspiração transabdominal duma pequena quantidade de fluido amniótico da bolsa amniótica, que envolve o feto. É tipicamente aconselhada aos pais perante a probabilidade de deformações genéticas durante a gravidez. Exame feito entre 15 e 20 semanas de gestação
Culdocentese é um procedimento médico no qual é extraído, com auxílio de uma agulha, fluido da