Psicologia
As dificuldades de aprendizagem ocorrem devido a várias razões. Uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado se torne mais difícil que o normal.
As dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações.
A dificuldade de aprender pode, entretanto, estar relacionada a determinantes sociais, da escola e do próprio aluno, ou seja, ligada a fatores internos (cognitivos e emocionais) e a fatores externos (culturais, sociais e políticos).
Dificuldades de aprendizagem é algo mais complexo, precisa ser estudada, analisada por um profissional, pois essas dificuldades são de ordem neurológica, como no caso da hiperatividade, por exemplo.
O que as crianças com dificuldades de aprendizagem têm em comum é o baixo desempenho inesperado. Na maior parte do tempo, elas funcionam de um modo consistente com o que seria esperado de sua capacidade intelectual e de sua bagagem familiar e educacional, mas dê-lhe certos tipos de tarefas e seus cérebros parecem “congelar”.
Pessoas com dificuldades de aprendizagem possuem mais problemas quando se trata de assuntos ligados à percepção visual, ao processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e a capacidade de focalizar a atenção.
Muitas vezes, as crianças na escola, além de possuírem esses problemas citados acima, ainda possuem problemas de comportamento que prejudicam ainda mais seus desempenhos, como é o caso da hiperatividade.
2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.
Quantos foram diagnosticados por especialistas, com laudo assinado e tudo? A minoria, imensa minoria.
É fundamental de se lembrar, neste início de ano, que até a famosa preguiça é um sintoma, não a causa da dificuldade de aprendizagem.