Visão panoramica da psicologia cientifica de wundt
Wilhelm Maximilian Wundt; Foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. Considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental.
Criador do “primeiro” laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia na Universidade de Leipzig na Alemanha em 1879.
Wundt,foi acima de tudo um filosofo cujo seu objetivo era elaborar um sistema metafísico universal, uma visão do mundo baseado nos resultados empíricos de todas as ciências particulares. Nesse sentido sua psicologia é parte desse projeto. Quem não compreender isto, tratando-a isoladamente, jamais compreenderá o verdadeiro significado de seu trabalho psicológico. Segundo wundt existe uma íntima relação entre psicologia e filosofia; para Wundt é como se uma precise da outra e jamais poderiam se separar.
Wundt define a psicologia como uma ciência da mente, seu objeto de estudo a experiência interna ou imediata (sensação, sentimentos ou afetos) tal como dada direta ou fenomenalmente ao observador (psicólogo).
Ao definir a psicologia como ciência da experiência imediata, Wundt estaria atacando uma concepção de psicologia comum naquela época, que tratava da mente como se fosse uma substância ou entidade, seja espiritual (espiritualismo) ou material (materialismo). Para ele, esta forma de fazer psicologia estaria equivocada porque se baseia em hipóteses metafísica que extrapolam toda possibilidade de experiência. Como sua intenção era de fundar uma nova psicologia – autônoma e independente de teorias metafísicas; a única alternativa era recusar por completo essas concepções metafísicas acerca do objeto da psicologia e propor outra, que se atenha a experiência psicológica propriamente dita.
Para Wundt a psicologia e as ciências da natureza se completam, segundo ele não existe uma diferença essencial do mundo interno e o externo uma vez que a experiência é um todo organizado que abrange ambos, mas a diferença esta na forma de