psicologia
“Trouxeram-lhe também criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isto, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parece com elas”. Lc 18,15-17
Abril/2013
INTRODUÇÃO
As crianças vivem um momento especial onde o mundo esta voltado para o dinamismo, a praticidade, a rapidez, a tecnologia e capitalização e ainda o perigoso consumismo. Vivemos em um mundo de conflitos, discórdias, egoísmo e desigualdades sociais, sobretudo atingindo as camadas mais baixas da sociedade, por inúmeras razões e consequências que as tornam difíceis para enumera-las.
Os pais então cada vez mais atarefados e “sem tempo” para brincar, educar, se divertir e conviver com as crianças. Assim, falta-lhes a experiência maravilhosa da partilha, da escuta, a transmissão da vida cristã, de valores, cultura, a educar na fé, no amor, a emoção; enfim, faz-se necessário a cada dia, e à criança ainda mais, sensibilizar “coração-com-coração” e provocar emoções, o sentir, não apenas racionalizar, é enxergar (com o auxilio de Santa Luzia) que as crianças são lindos botões de amor, carinho e delicadeza que o Senhor Deus plantou em meio a nós para desabrochem e assim encherem o mundo de encanto.
Pensando nisso, nós, enquanto Instituição pertencente a Igreja Católica Apostólica Romana, na coordenação da Paróquia Santa Luzia, na pessoa do Pe. Israel, nos vimos responsáveis de estarmos incluindo em nossas Missas, momentos em que os monitores levarão às crianças atendidas, bem como aos pais e responsáveis em outros momentos, a conhecerem e experimentarem o infinito amor de Deus, presente na natureza, nas nossas vidas, nas atitudes e gestos do dia-a-dia e, em pessoas que nos cercam.
Portanto, o projeto tem por objetivo principal desenvolver atividades, jogos e oficinas afim de que crianças descubram, aprendam e troquem idéias e