Psicologia
Minerais- compostos químicos, formados a partir de processos geológicos.
Jazidas de minérios- acúmulo de minerais com importância econômica.
Rochas- conjunto natural de minerais que constituem a crosta. Podem ser:
Rochas magmáticas: formadas pelo resfriamento de magma, o qual pode se resfriar e se consolidar na superfície terrestre (rochas vulcânicas ou extrusivas), ou no interior da crosta (rochas intrusivas).
O processo de resfriamento do magma é mais rápido na superfície, pois a diferença de temperatura entre o magma e o ar é significativa. Rochas vulcânicas- basalto
Já o processo de resfriamento e consolidação do magma no interior da crosta é bem mais lento e, devido a isso, os minerais podem ser identificados a olho nu. Rochas intrusivas- granito
Rochas sedimentares: formadas pela remoção e da decomposição de sedimentos resultantes do intemperismo. (camadas)
Intemperismo- decompõe e desintegra as rochas expostas na superfície, pela ação da água da chuva, temperatura, vento, etc. Durante esse processo, os minerais das rochas sofrem reações químicas, nas quais partes dos minerais são carregadas pela água, transformando-se em sedimentos químicos. Em seguida, estes são precipitados, originando as rochas sedimentares. (calcário)
Camada Pré-Sal- Petróleo- rochas sedimentares
Rochas metamórficas: são rochas sedimentares e magmáticas modificadas a partir de altas temperaturas e pressão. (mármore)
Solo- é formado por matéria mineral originada pela desintegração das rochas pelo intemperismo e por matéria orgânica, originada da decomposição de plantas, animais e dejetos.
As rochas e o clima, relevo e os organismos atuam na composição do solo, por meio de processos químicos, físicos e biológicos.
O processo de formação do solo ocorre mais significativamente onde a precipitação e a temperatura são elevadas.
A formação do solo é diretamente relacionada ao clima e a vegetação.
Em regiões mais quentes e