Psicologia
COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA – COTIL
ENFERMAGEM
RAUL AGUIAR
O OLHAR – EXPRESSÃO QEUE MUITO DIZ
LIMEIRA
JUNHO/2012
Muitas coisas contribuem para o cuidado emocional prestado ao ser humano. Olhares, expressões corporais, faciais, tudo pode trazer dados importantes para direcionar no como cuidar.
Serão, a seguir, mostrados dados que abordarão esses diferentes olhares que direcionarão então esse cuidado no âmbito emocional.
Teremos como referência, três casos. Restrição
Na área da saúde, restrição é: técnica de contenção de pacientes agitados e confusos.
O ato de restringir um paciente no leito pode gerar várias indagações. Alguns, mais leigos, acreditam que “amarrar” o paciente no leito trata-se de uma maldade. Outros com um olhar mais amplo acreditam ser benéfico, pois restringindo o paciente, ele manterá intacto seu acesso venoso, sondas. E alguns outros encontram isso como uma saída para deixar o paciente e então alimentar seus afazeres pessoais.
A história do primeiro caso nos conta que ao entrar em uma enfermaria neurológica, a professora e seus alunos se deparam com um paciente desconhecido no leito 29.
Ao começar os cuidados notaram o total descaso da equipe de enfermagem ao iniciar as tarefas com o paciente. O paciente encontrava-se todo restringido ao leito, com mau cheiro e cheio de coisas que poderiam prejudicar a sua saúde. Aos poucos a professora e os alunos que assumiram os cuidados com o paciente, conseguem decifrar a real necessidade do tal homem desconhecido, que não estava nem confuso e muito menos agitado, apenas não conseguia se expressar verbalmente. Ao receber o tratamento adequado o paciente conseguiu promover o autocuidado e se comunicar com a professora e os alunos.
Humanizando o Adeus
No segundo caso a Enfermeira conta sua história vivenciada com um paciente em um dos leitos de uma UTI.
Um idoso, em sua fase terminal. Com medo do que pudesse vir a acontecer nos minutos