Cultura
Num contexto altamente competitivo e em mutação acelerada que caracteriza o mundo dos negócios na atualidade, as organizações se vêem confrontadas com uma nova realidade, em que os valores sociais se mostram cambiantes, ou seja, há uma profusão de novas idéias e teorias. Percebemos que é a capacidade cultural de cada empresa que é colocada à prova constantemente para que esta ofereça respostas efetivas aos nossos desafios.
Para melhor entendermos a correlação entre cultura corporativa e o alto desempenho organizacional, nossa proposta de trabalho é ampliar conhecimentos e informações através dos tópicos abaixo e ainda, a partir do case de uma das mais admiradas empresas brasileiras: a Odebrecht verificar o que ocorre na prática.
1- O conceito de cultura sob as perspectivas antropológica e organizacional
Abordaremos as diferentes definições, meios de transmissão e características da cultura organizacional.
2- Cultura organizacional: aspectos metodológicos
Qual o processo de criação e manutenção da cultura, como replicar a cultura aos funcionários/membros de uma organizacional e tipos de cultura (trabalho em rede, comunidade, fragmentada e mercenária...).
3- Mudanças no ambiente organizacional Estratégia organizacional vs mudanças na cultura, o aprendizado organizacional e modelos de produção e atuação nas relações de trabalho. (ex. fordismo – divisão de tarefas, controle rígido através de normas e regulamentos).
4- Análise da organização Odebrecht Como ocorre a “marca” da cultura corporativa das empresas que vêem a compor a organização Odebrecht. A influência da cultura, dos valores de Norberto na organização Odebrecht. Resultados vs cultura Odebrecht. TEO – a Tecnologia Empresarial Odebrecht, a “bíblia” da cultura corporativa da empresa. Responsabilidade social na cultura Odebrecht. O processo de confiança na gestão e tomada de decisão na