Psicologia
Além das palavras existe diferentes estimulos que são percebidos e recebidos pelo outro, através dos quais a comunicação se processa. Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um levantar de sobrancelhas, podem comunicar muito mais do que está contido em uma mensagem manifestada através das palavras.
PROBLEMAS DA COMUNICAÇÃO
Uma dessas constatações de pessoas que se dizem com grandes problemas de comunicação de fato, os problemas são relativamente simples e de fácil solução. O que ocorre é que esse problema, por menor que seja, compromete todo o sistema de comunicação. Por exemplo, uma pessoa pode ter boa cultura, ser extrovertida e desinibida, saber usar bem as mãos, possuir um rico vocabulário e dominar uma boa fluência verbal. Pode possuir tudo isso, mas se falar de forma linear, com voz monótona irá provocar desinteresse e sonolência aos ouvintes e, consequentemente, a comunicação ficou limitada.
O somatório desses pequenos problemas impede que uma pessoa se comunique com fluidez e naturalidade, impedindo-a de mostrar o seu potencial e a sua competência, gerando frustrações na vida pessoal e profissional, EX:
Timidez- definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal
Saber Ouvir-Saber ouvir é muito mais do que escutar e darmos a nossa interpretação conforme desejarmos ou baseada nas nossas próprias limitações. É cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Voz- Outra grande dificuldade para muitos é sobre a utilização adequada da voz.Há pessoas que falam muito devagar, outras ainda que tenha dicção ruim ou falam de forma linear ou ainda com volume muito baixo.
Corpo: Curiosamente, a expressão corporal assume até mais importância do que a voz. Medo de olhar nos olhos, expressão, aparência mal cuidada, ausência de gestos ou excessiva gesticulação, bem como posturas inadequadas é suficiente para tirarem o brilho de um processo de