Psicologia
Sócrates postulava que a principal característica humana era a razão. Ao definir razão peculiaridade do homem ou como essência, ele abriu um caminho que seria muito explorado pela Psicologia.
Platão procurou definir um "lugar" para razão em nosso próprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem. Quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles foi inovador ou postulas que a alma e o corpo não poderiam ser dissociados. Para ele, a psyché seria o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui sua própria alma. Dessa forma os vegetais, os animais e os homens teriam alma. Os primeiros teriam uma alma vegetativa, os segundos também e ainda a alma sensitiva. Os homens teriam os dois níveis anteriores e ainda a alma racional.
A importância da Psicologia na Sociedade
Toda e qualquer pessoa tem sua história, tem por trás de si a contribuição de inúmeros homens que, numa dimensão de tempo anterior ao tempo presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas de vida, desenvolveram idéias, isto é, por traz de qualquer pessoa existe uma produção material ou espiritual, é buscando compreender, em profundidade, algo que compõe, hoje, o nosso mundo, significa recuperar uma história.
Isto porque o passado sempre está no presente, e o futuro também enquanto uma idéia que se tem dele no presente. Todos nós temos uma história pessoal e nos tornamos pouco compreensíveis se não recorremos a ela, bem como a nossa perspectiva de futuro para entendermos, quem somos, e por que somos de uma determinada forma, hoje.
Para compreender o comportamento do homem, suas experiências vivenciadas e percebidas,