Esquistossomose
Definição: Doença transmissível, causada por um verme pequeno, conhecido como Schistosoma mansoni, que tem a água como meio de transmissão e que ao atingir a fase adulta vive nos vasos sangüíneos do homem.
Outros nomes
Xistosa
Doença do caramujo
Barriga dágua
Esquistossomose
Xistosomose
Bilharzíose
Distribuição
Ocorre em várias partes do mundo, principalmente na região do Oriente próximo (Israel, Arábia Saudita, Iêmen, Iran, Iraque), grande parte da África (Egito, Líbia, Moçambique, Camarões, Nigéria, Angola,etc), Antilhas (Porto Rico, República Dominicana) e América do Sul (Venezuela e Brasil). No Brasil, apresenta ampla distribuição , atingindo Estados do Norte (Pará, Rondônia), todo o Nordeste brasileiro, região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo), a região Sul (Paraná e Santa Catarina) e no Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).
Agente etiológico
No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni. Os vermes adultos vivem dentro de pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente; alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro.
Hospedeiro intermediário
Caramujo do gênero Biomphalaria. É um molusco de água doce chamado planorbídeo - conhecido popularmente por caramujo. Esse molusco tem a concha em espiral, com as voltas ou giros no mesmo plano, recebendo por isso a