Sla na tecnologia da informação
Quando cumprido sob todos os critérios estabelecidos, o SLA torna-se eficaz para ga-rantir que os serviços sejam fornecidos de forma correta e adequada. Os clientes preci-sam contar com uma qualidade de serviço previsível, da mesma forma que os provedores necessitam gerenciar seus recursos para garantir o fornecimento de serviços de acordo com sua capacidade estrutural. Além de eliminar conflitos e expectativas não realistas, SLAs devem também servir como base para a melhoria progressiva dos níveis de serviço.
A razão pela qual SLAs têm recebido tanta atenção atualmente é que as empresas estão mais dependentes de serviços fornecidos por terceiros, especialmente de TI. A matura-ção das tecnologias permitiu um aumento acentuado no número de aplicações desenvol-vidas para as empresas, e também no nível de importância delas para a realização dos negócios.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar e aplicar o aspecto computacional dos acordos de nível de serviço, contextualizando principalmente com o paradigma ori-entado a serviço.
Uma vez que a Tecnologia da Informação (TI) tem fundamental importância no apoio às operações de negócio, as empresas estão cada vez mais dependentes de sua infra-estrutura e seus serviços de TI. Concomitantemente, com o passar do tempo, a TI teve que evoluir de forma a tornar-se capaz de atender às novas regras do mercado.
2. Elaboração de uma SLA
A elaboração de SLAs fornece, entre outras coisas, um consenso sobre os valores de níveis de serviços requeridos pelo cliente e os níveis de serviços oferecidos pelo depar-tamento de TI ou pelo provedor de serviços de TI, quando a TI é terceirizada. Um SLA é aplicável tanto para especificação de serviços intra-empresa quanto para especificação inter-empresas, isto é, envolvendo serviços terceirizados. SLAs são componentes de fundamental importância para a gerência de níveis de serviços.
2. O que é um SLA e para que serve?
O conceito de Service Level Agreement