Itil
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gestão de processos de TI mais aceite em todo o mundo. A metodologia foi criada pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês, a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores, para desenvolver as melhores práticas para a gestão da área de TI nas empresas privadas e públicas.
Actualmente tornou-se a norma BS-15000, sendo esta num anexo da ISO 9000/2000.
O enfoque deste modelo é descrever os processos necessários para gerir a infra-estrutura de TI eficientemente e eficazmente de modo a garantir os níveis de serviço acordados com os clientes internos e externos.
Entre os processos que fazem parte do modelo de referência, podemos citar:
- planeamento de serviços, gestão de incidentes, problemas, mudanças, configuração, operações, segurança, capacidade, disponibilidade, custos, entrada em produção e testes.
As empresas que o adoptaram estão preocupadas em gerar valor do TI para os negócios da empresa e provar este valor de maneira adequada, através de processos correctos.
As normas ITIL estão documentadas em aproximadamente 40 livros, onde estão descritos os principais processos e as recomendações das melhores práticas de TI. O ITIL é composto por módulos. Os mais importantes são o "IT Service Support" e o "IT Service Delivery".
IT GOVERNANCE - ITIL
· A implantação de uma "melhor prática" é tudo aquilo relacionado à "não reinvenção da roda", mas à capacidade de implementar modelos e experiências que já se mostraram eficientes noutras Organizações.
· A técnica de implantação de uma "melhor prática" é baseada no ciclo de vida, cujo foco está sempre relacionado a excelência da gestão de Serviços, podendo ser aplicada a qualquer tempo e em qualquer circunstância.
O objectivo das melhores práticas é reduzir os custos de tecnologia e melhorar o desempenho e