Psicologia
Pequena história – Conceitos – Objetos de Estudo
Psicologia Social é a área da Psicologia Geral que intenta estudar a interação social; portanto é a ramificação da Psicologia que busca a compreensão das interações do humano, entre as diferentes formas de encontro social.
Definição de Psicologia Social: “È o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas ou pela mera expectativa de tal interação, bem como dos estados internos que se inferem logicamente destas manifestações.” (Rodrigues, A – p.7)
Principais Objetos de Estudo da Psicologia Social: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.
A percepção social nos oferece um manancial de impressões dos outros, com suas características, dando subsídios para a consciência fazer uma organização e gerar um sentido (ex: jovens com tênis, calça jeans e mochilas = grupo de estudantes).
A comunicação como processo de emissão/ codificação e recepção/decodificação das mensagens é de suma importância para a Psicologia Social, para verificação dos níveis e graus de influências, interdependência e poder de persuasão, propriamente dito.
As atitudes são predisposições para agir favorável ou desfavoravelmente em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social, mediante informações acumuladas, com forte carga emocional, que dão indícios que o indivíduo tome determinada ação, na direção de seu comportamento. Nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores e opiniões) em relação a qualquer elemento do meio social. As atitudes são bons preditores de comportamentos. A Mudança de Atitudes ocorre a partir de novas informações, novos afetos ou novos comportamentos ou situações. (ex: um líder de opinião pode alterar as formas como uma pessoa vê determinado produto, principalmente se ele for convincente e alguém