Psicologia
A mera consciência da existência de um outro grupo é suficiente para provocar respostas competitivas por parte dos membros do próprio grupo. O filme a "onda" retrata um contexto social semelhante a ascensão do nazismo,a partir da simulação de um regime eles incorporam a idéia. Dentro do grupo eles decidiam as coisas de forma democrática, todos tinham o poder de opinar, porém quem não participava sofria uma espécie de ditadura imposta pelo grupo a "onda", já que eles discriminavam e privavam os outros de certas coisas,defendiam os integrantes e tratavam os demais como inferiores.
Rotulação:
A sensação de pertencerem a um mesmo grupo onde o slogam era : o poder, disciplina e superioridade,fazia com que se sentissem superiores aos demais, o grupo se tornava forte e unido e aqueles que não pertenciam ao grupo eram rotulados como fracos, e os que eram contra essa idéia eram vistos como anarquistas.
As idéias se diferenciavam e por causa disso o grupo a "onda" passou por conflitos, gerando guerra em busca de poder e dominio sobre o outro.
"Desenvolvendo opiniões, atitudes ou crenças baseados em conhecimentos profundos ou artificiais,tanto faz,que nos satisfaçam na tentativa de entender o mundo que nos cerca.Dada nossa limitada capacidade de processamento de informações,procuramos adotar estratégias que simplifiquem problemas complexos"
Estereótipos e atribuição:
Com base no filme a "onda" um dos estereótipos era a obrigatoriedade dos participantes usarem uma camisa branca para que essa os identificassem dos demais.
A saudação do grupo era elevar o braço até o busto e movimentá-lo como se fosse uma onda.Os padrões eram recompensados com proteção e atenção aos membros do