Psicologia
Psicologia Científica: a) Behaviorismo-> conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Princípio da Causa e Efeito, comportamento moldado pelas forças do ambiente./ Gestalt-> não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias"./ Psicanálise-> objeto de estudo: inconsciente, análise da psique humana, busca o auto-conhecimento ou cura de sintomas ligados ao bloqueio de afetos e emoções que não puderam ter sido expressos em determinada ocasião dolorosa ou traumática.
Senso Comum: tipo de conhecimento passado de geração a geração que vai-se acumulando por meio de trocas de experiências entre pessoas no cotidiano. Tentativa de facilitar o dia-a-dia por meio de suas próprias teorias.
Psicologia do Senso Comum: conjunto de idéias, opiniões e crenças utilizado pelas pessoas em sua vida cotidiana, a respeito da realidade psicológica dos seres humanos.
Subjetividade: maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar, ou seja, a maneira de ser de cada um. Mundo das idéias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica, é a fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais. O mundo social e cultural, conforme vai sendo experimentado por nós, possibilita-nos a construção de um mundo interior. Nós atribuímos sentido a essas experiências. Não é inata, já que se contrói aos poucos, na medida em que vamos experimentando coisas.
Comportamento: conjunto de ações e reações manifestados de acordo com a subjetividade do indivíduo, que resulta da interação entre o seu eu e o meio social em que se encontra.
Consciente: