Psicologia
O desenvolvimento da linguagem começa antes do bebé nascer. Ainda dentro da barriga o bebé já desenvolve sons e sensações vivenciadas pelas mãe.
Durante os primeiros anos de vida é importante para o bebé que se comunique através do olhar, do sorriso, do choro, dos gestos e a mãe deve estar atenta a esses comportamentos para responder às necessidades do bebé. Fig. 2 - Linguagem entre mãe e filho
Através da linguagem, mesmo antes de aprender a falar a criança tem acesso a valores, crenças e regras, adquirindo também conhecimentos da sua cultura.
Para Cupello, as fases do desenvolvimento da linguagem de uma criança iniciam no choro ao nascer quando o oxigénio entra pela primeira vez nos pulmões do recém-nascido e ele sente uma sensação desagradável, isso são reflexos do nascimento, são os primeiros sons emitidos pelo recém-nascido.
As etapas normais no desenvolvimento da linguagem da criança são:
Para uma criança aprender a comunicar é necessário:
· Um ambiente estimulante e rico em experiências;
· Trocas verbais e não verbais, a familia torna-se um apoio nesta fase de desenvolvimento.
Atitudes que ajudam a criança a desenvolver a linguagem: · Aproveitar os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas, falando de igual para igual; · Pronunciar correctamente as palavras, usando boa articulação e entonação; · Responder sempre às perguntas da criança de maneira correcta e motivadora, sem infantilizar a sua fala; · Valorizar o contacto com a criança: o toque e o olhar são manifestações essenciais; · Dar pequenas orderns como: "Pega no copo" ou "Dá-me um