Hidrografia maranhão
A rede hidrográfica maranhense é, em sua maior parte, pertencente à bacia do Norte e Nordeste. Entre os principais rios do Estado se encontra o Parnaíba, dividido com o Piauí na região fronteiriça entre os dois Estados. Outros rios que banham o território do Maranhão são o Gurupi (zona de fronteira com o Pará), o Tocantins (zona de fronteira do Maranhão com Tocantins), Turiaçu, Itapecuru, Pindaré, Grajaú e Mearim.
Lista de Rios do Maranhão
Rio Gurupi
Rio Itapecuru
Rio Mearim
Rio Munim
Rio Parnaíba
Rio Pindaré
Rio Tocantins
Rio Turiaçu
Os Lençóis Maranhenses.
Hidrografia
Rios limítrofes: Tocantins, Gurupi, Parnaíba e Manuel Alves Grande.
Rios que nascem e deságuam em território maranhense: Mearim, Pindaré,Turiaçu, Itapecuru, Munim e Grajaú
O Rio Anil é um rio brasileiro e também um dos principais rios maranhenses. Nasce 8 quilômetros ao sul de São Luís (Maranhão), no bairro Anil, no subúrbio da cidade. O Rio Anil tem grande importância para o abastecimento de água em São Luís, e para a pesca, milhares de pessoas dependem diretamente das águas do Rio.
Entre os principais problemas enfrentados, estão os esgotos despejados in-natura, alguns na nascente, que poluem o leito do rio e ainda praias como a Ponta D'areia.
Entre 2008 e 2009, foram construídas moradias decentes para os ribeirinhos, que antes moravam em palafitas.
Rio Gurupi, é um rio brasileiro que banha o estado do Maranhão na divisa deste com o estado do Pará. Possui aproximadamente 720 km de extensão, tem sua nascente no estado do Maranhão e sua foz no Oceano Atlântico.
É o divisor natural entre os estados do Pará e Maranhão.
Seus principais afluentes localizam-se na margem esquerda em território Paraense e sua bacia hidrográfica situa-se da seguinte maneira: 70% em território Maranhense e 30% em território Paraense. Devido a sua constituição geográfica, corre sobre rochas cristalinas e apresenta-se encachoeirado em longo trecho.
O rio Corda é um rio brasileiro