Prática pedagógica: fundamentos e metodologias na educação de jovens e adultos
Graça Elda Vasconcelos²
INTRODUÇÃO
Estudar e compreender as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos – EJA, assim como as práticas pedagógicas que perpassam por ela, desde sua origem são objetivos deste trabalho. Portanto, faz-se necessário compreender, ainda os aspectos históricos e quais idéias estão relacionadas a esta modalidade de ensino.
Inicio este estudo no ano de 1945, quando o decreto n° 19.513, de 25 de agosto foi aprovado, tornando a EJA oficial em nosso país. A partir daí, muitas campanhas e projetos foram lançados com o ideal de erradicar o analfabetismo em nosso país.
O grande educador Paulo Freire, no ano de 1963, integrou o grupo para a elaboração do Plano Nacional de Alfabetização junto ao Ministério da Educação, processo este interrompido pelo Golpe Militar, que restringiu o processo de alfabetização a simplesmente aprender a desenhar o nome. Porém, a partir do ideal pedagógico de Paulo Freire, bem como sua proposta para a alfabetização de Jovens e Adultos, várias foram às inspirações e principais idéias de alfabetização e educação popular já no início dos anos 60.
De acordo com SANTOS (2009), em 1967, foi criado o Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização, este, porém, além de não garantir ao aluno a continuidade dos seus estudos, este tinha um material acrítico e uniformizado que determinou o fracasso do programa.
Em 1985 nasce a Fundação Educar, que supervisionava as instituições e secretarias que recebiam recursos para executar seus programas, mas, em 1990, esta foi extinta devido a um período de omissão do governo federal em relação às políticas de alfabetização de jovens e adultos.
_________________________________________
¹Trabalho final da disciplina: A Educação Profissional como Política Pública, ministrada pela Profª. Msc. Diselma Marinho Brito.
² Pedagoga e psicopedagoga, aluna do curso de pós-graduação lato-sensu em