cidades satelites
Durante o período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir menos de 20%, fato que provoca várias doenças respiratórias, sobretudo nas crianças. A temperatura media anual é de 21 °C. Relevo: O relevo do Distrito Federal possui altitude media de 1,1 mil metros. O terreno, situado no Planalto Central do Brasileiro, é marcado por um planalto de topografias suaves.
O ponto mais elevado é o pico do Roncador, localizado na serra de Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar. Hidrografia: A Hidrografia é composta pelos seguintes rios: Descoberto, Maranhão, Paranoá, Preto, São Bartolomeu e Sobradinho.
Com o intuito de armazenar água para suprir a demanda local, o Rio Paranoá foi represado, sendo construído o Lago Paranoá, que possui cerda de 40 quilômetros quadrados de extensão. A bacia do Rio Bartolomeu é o maior dentro do DF, com aproximadamente 50% da área total, equivalente 2.864,05 km. A bacia do Rio Preto ocupa 23% da área total e drena 1.343,75 km; o Rio Descoberto, com 14% da área total, drena 825,0Km e o Rio Maranhão, com 13% da área, drena 750,0Km. Apesar da sua extensão, a rede hidrográfica do DF não oferece condições de navegabilidade nem para pesca em ascala comercial, sendo a compra do produto feita nos grandes centros. Vegetação: O cerrado, em sentido amplo, caracteriza a vegetação do Brasil Centra. O Distrito Federal encontra-se encravado no