Tipos humanos
Em cada região, existem pessoas que dependendo do seu trabalho possuem características próprias de se vestir, são os tipos humanos. Na região Nordeste, podemos destacar diversos tipos humanos como os vaqueiros, jangadeiros, rendeiras, lavadeiras do rio São Francisco, as baianas e entre outros.
Hidrografia
A Hidrografia da Região Nordeste do Brasil – as bacias, os rios, o rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Paraguaçú.
18% das bacias hidrográficas brasileiras estão contidas na Região Nordeste, desse modo a Região ocupa o terceiro lugar, as Regiões Norte e Centro-Oeste estão a sua frente.
Apesar de sua extensão, a hidrografia da Região Nordeste é considerada modesta, isso devido irregularidade de boa parte dos seus rios e seu caráter intermitente provenientes do clima semi-árido que domina boa parte da Região Nordeste.
As seguintes bacias são as principais constituintes da hidrografia da Região Nordeste:
Bacias Maranhenses – os seguintes rios formam essa bacia Itapecuru, Mearim, Grajaú, Pindaré e Turiaçu, todos rios perenes, alimentados por uma pluviosidade média de 1.000 a 1.800mm.
Bacia Parnaíba – essa bacia banha quase todo Estado do Piauí, 17% do Maranhão, 9,8% do Ceará, possui uma área de cerca de 338 mil km² é o rio Parnaíba é seu principal representante.
Bacias do Nordeste Oriental – os rios que constituem essa bacia são: rios Acaraú, Curu, Jaguaribe, Apodi, Piranhas, Paraíba do Norte, Capibaribe e Mundaú.
Estão contidos em áreas com escassez de precipitações e de estação chuvosa curta.
Bacias de Sergipe e Bahia – os rios Vaza Barris, Itapicuru, Paraguaçu, Contas, Pardo e Jequitinhonha formam essa bacia, têm seu baixo curso numa área de pluviosidade elevada, em terras semi-áridas estão localizadas as bacias superiores do Vasa Barris e do Real.
Bacia do São Francisco – suas cabeceiras estão localizadas em áreas de precipitação abundantes, possui uma área de 487 mil km².
O São Francisco tem origem em Minas Gerais, fora dos