os tipos de conhecimento humano
SERVIÇO SOCIAL 011SES2CN
ÉRICA PRISCILLA SANTIAGO DE ALMEIDA
OS TIPOS DE CONHECIMENTO HUMANO
SALVADOR-BA
2014
Os tipos de conhecimento humano
No texto os tipos de conhecimento humano, o autor faz uma abordagem bastante clara sobre a diferença entre ambos e como o homem os utiliza no seu processo de evolução. Pode-se perceber que apesar de existir várias esferas de conhecimento o sujeito pode penetrar em cada uma delas, buscando explicações e conclusões sobre si mesmo.
De acordo com o autor, os tipos de conhecimento podem coexistir em uma mesma pessoa, ainda que suas metodologias sejam diferentes, ou seja, os métodos aplicados são distintos. São quatro os tipos de conhecimento humano: conhecimento vulgar, científico, filosófico e teológico. Para melhor entendimento o autor faz inicialmente uma correlação entre o conhecimento vulgar ou senso comum, aquele que não busca a comprovação de fatos, baseado somente nas vivências diárias, e o conhecimento científico, que se compromete com a investigação, em pesquisar e comprovar os acontecimentos. Vale ressaltar que a ciência não é o único caminho para se chegar a verdade apesar de ser formada por um sistema de ideias, observações e experimentações.
Já o conhecimento filosófico, é um esforço da razão para questionar os problemas humanos e discernir entre o certo e o errado, diz um não às evidências do cotidiano, as crenças silenciosas. Conhecimento teológico ou religioso, por sua vez, refere-se ao conhecimento das verdades absolutas, reveladas pela sabedoria divina, pertencendo a uma dimensão sobrenatural, podendo somente ser alcançado através da fé. Todas as ciências são caracterizadas pela utilização de métodos científicos, pois eles podem ser utilizados em todas as áreas. O autor apresenta no texto, seis tipos de conceitos de método, havendo entre eles pontos em comum, isto é o mesmo objetivo, a busca por uma