Psicologia e liderança
Larissa Helena Zani dos Santos e Profº DrºLuiz Carlos Canêo
Campus de Bauru - Faculdade de Ciências - Departamento de psicologia - larihelena@yahoo.com.br Palavras-chaves: Psicologia organizacional; Diagnóstico Organizacional; Intervenção Planejada. Keywords: Organizational Psychology, Organizational Diagnosis; Planning For Intervention.
1. INTRODUÇÃO É notável o espaço que a psicologia organizacional tem conquistado no passar dos anos, mas, entretanto muitas práticas ainda estão distanciadas do que a literatura propõe, desvinculando assim a teoria da prática. Muitos profissionais da área ainda atuam com as demandas e solicitações de gestores, ao invés de realizar uma análise da organização, bem como de seus reais problemas. Uma alternativa para o psicólogo organizacional é a realização de um Diagnóstico Organizacional como procedimento antecessor da programação de intervenção. Dessa forma, após a execução do diagnostic, o psicólogo organizacional terá instrumentos para processar os problemas da organização e assim propor objetivos, direções e ações eficazes.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E OBJETIVA 2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O Diagnóstico Organizacional é um processo de investigação e análise, que tem como objetivo principal conhecer e compreender o funcionamento de uma organização, em toda a sua complexidade. (Lopes, 2000). Segundo Carvalho (1998), o Diagnóstico Organizacional constituiu um cuidadoso levantamento sobre o estado geral de uma organização. É o conhecimento e a compreensão da cultura, da história, dos objetivos, da ideologia, das políticas, das gestões (de pessoas, materiais e finanças) e dos ambientes social, histórico e tecnológico onde ela atua para a consecução de metas. É