PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - LIDERANÇA
PSICOLOGIA NT1 / 1202
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL
DEYSIANE MACÊDO
EVA KARINE
LOUISE CHRISTINE
CARUARU
2013
Liderar é uma ação conhecida universalmente como “A arte de comandar pessoas”. Ao decorrer dos anos estudiosos e pesquisadores da área de liderança criaram sete teorias, advindas de pesquisas em organizações.
A primeira que durou até a década de 40, mas que ainda hoje é popularizada é a Teoria dos Traços que concebeu a ideia de que ser líder era de berço, que quem era líder já era por excelência, era inato ao sujeito. Porém o erro dessa teoria era que eles não levavam em conta se a liderança do líder era eficaz ou não, ou como ele se portava em determinadas situações.
Foi ai que surgiu uma nova teoria, a teoria dos traços, ela transformou-se em Teoria dos Traços de Personalidade, pois foram observadas determinadas características que um líder deveria possuir, e a ideia que se tinha de líder passou a ser a de que é sim possível cria um líder, a partir das suas características de personalidade, como honestidade, o desejo de liderar, autoconfiança entre outras.
A partir desse momento os estudiosos de liderança resolveram mudar de teoria, passaram para a Teoria Comportamental, analisando o comportamento do líder como tal, sem a crença de que ele possuiria habilidades inatas a ele para liderar. Nessa teoria os pesquisadores decidiram focar no que diferenciava os líderes eficazes dos ineficazes eles procuraram determinar o que esses eficazes realizavam, já que não acreditavam que a liderança vinha de berço existia sim a possibilidade de criar líderes a partir dos comportamentos tornando-os eficazes. Porém eles ainda encontravam barreiras na comprovação científica do que caracterizaria um bom líder, pois ele seria um líder eficaz em suas características comportamentais em algumas situações, mas não em todas, então os pesquisadores analisaram dois aspectos do comportamento