Psicologia E Educa O Dist Ncia
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
INTRODUÇÃO
A educação a distância – EAD surge para estimular e disseminar o conhecimento ao construir Uma aprendizagem colaborativa e romper características da educação tradicional, entre elas tempo e rigidez física.
A Psicologia se destaca entre as ciências que contribuem para o desenvolvimento da EAD ao estudar principalmente as considerações psicológicas que influenciam as relações professor/aluno, o fenômeno da interatividade nessa abordagem tecnológica e as teorias educacionais que a fundamentam.
DESENVOLVIMENTO
A EAD pode ser definida como uma modalidade educacional que ocorre principalmente com professores e alunos fisicamente separados todo o tempo ou grande parte do tempo, mas que se comunicam por meio das tecnologias de informação e de comunicação.
O papel da Psicologia no ensino a distância fundamenta-se principalmente em contribuições encontradas nos modelos de teorias do desenvolvimento, da aprendizagem, cognitiva, comportamental e socio-construtivista.
É crescente o interesse dos psicólogos em investigar a relação entre fatores psicológicos e tecnologia da informação. A interação homem-computador, o relacionamento pela internet, a interação professor-aluno, a computação afetiva e o ambiente virtual, entre outros, são temas frequentes em estudos da área.
A Psicologia está tendo maior inserção, com foco na análise do comportamento das pessoas envolvidas e atuantes em EAD.
Para a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, a participação da Psicologia nos estudos sobre EAD faz-se premente.
As perspectivas (reais ou especulativas) de se aumentar o acesso à educação superior com baixo custo possibilitaram a reflexão sobre o credenciamento de cursos de Psicologia a distância no País. Diante disso, em março de 2007, a ABEP criou oficialmente um Grupo de Trabalho sobre EAD para discutir a relação dessa modalidade de educação com a Psicologia.
Emoções, sentimentos,