psicologia e desenvolvimento infantil
O psicólogo na área escolar muitas vezes é recebido com receio por parte dos outros integrantes sendo, as vezes, implicitamente rejeitado. Sua atuação se associa frequentemente ao diagnóstico e ao atendimento de crianças com dificuldades emocionais ou de comportamento, bem como a orientação aos pais e professores sobre como trabalhar com alunos com esse tipo de problema.
As contribuições da psicologia no campo educativo não se reduzem ao trabalho do psicólogo na instituição escolar, pois é sabido que os processos educacionais acontecem em diferentes níveis e âmbitos, fazendo com que a articulação psicologia e educação assuma diferentes e variadas formas.
No caso de um problema com uma criança na qual a mãe trabalhe fora, ele terá que fazer um trabalho conjunto com a criança e a mãe, e procurar saber o porque da criança está tendo um comportamento incomum. Se ela tá tendo esse comportamento pra chamar atenção porque seus pais não estão lhe dando a devida atenção, se quando a mãe chega em casa procura fazer as tarefas junto com a criança, se chama a criança para ajuda-la nas tarefas de casa, a fim de que passem mais tempo juntos, ou se quando chega em casa vai cuidar da organização da mesma, enquanto o filho fica vendo TV, sem que haja um diálogo, brincadeiras entre pais e filhos. O que realmente importa não é a quantidade de horas que essa mãe passa ao lado de seu filho, mas qualidade delas quando estão juntos, fazendo com que o mesmo se sinta, protegido, seguro e amado.
Psicologia social e senso comum
Todos nós usamos a psicologia do senso comum. A psicologia é um conjunto de teorias que cada pessoa tem a respeito de como o ser humano funciona. Essas teorias e convicções estão profundamente arraigadas no ser humano e servem de base para as decisões que as pessoas tomam no dia-a-dia.
Relacionando a psicologia do senso comum com o artigo escolhido, podemos dizer que muitas vezes quando uma criança