Candomblé e Psicologia do desenvolvimento infantil
.
A finalidade do artigo tem como base explicar conceitos do candomblé, associados à matéria de Psicologia do Desenvolvimento da Concepção a Puberdade. Nela, observamos diversas teorias direcionadas as crianças, diversas explicações de como elas aprendem e se desenvolvem. No candomblé, observamos os comportamentos, as danças, rituais e todos os aspectos possíveis; mas nosso enfoque diante dos assuntos e da matéria será a criança como ser ativo e participativo da religião. Enfim, tentaremos explicar as teorias citando exemplos e citações dos pesquisadores no candomblé, assim esperamos que possamos possibilitar ao leitor a compreensão das teorias junto com conceitos que foram observados no candomblé.
HISTÓRIA DO CANDOMBLÉ
O candomblé é uma religião derivada do anismo africano onde se cultuam os orixás, voduns ou nkisis, dependendo da nação. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões matriz africana mais praticada, tendo mais de três milhões de seguidores em todo o mundo, principalmente no Brasil.
A religião tem por base a anima (alma) da natureza, portanto, chamada de anímica. Os sacerdotes africanos que vieram para o Brasil como escravos, juntamente com seus orixás/ nkisis/ voduns, sua cultura e seus idiomas entre 1549 e 1888, é que tentaram de uma forma ou de outra continuar praticando suas religiões em terras brasileiras, portanto foram os africanos que implantaram suas religiões no Brasil, juntando várias em um só local para a sobrevivência das mesmas.
CONCEITOS DO CANDOMBLÉ
Nesta parte do artigo, relataremos a respeito das características religiosas que compõem o candomblé, crenças, deuses, sincretismo, templos e rituais. Também haverá alguns comentários acerca dos tópicos.
CRENÇAS – Uma religião monoteísta embora alguns defendam a ideia de que são cultuados vários deuses ou forças da natureza como são geralmente chamados. Acredita-se na vida após a