Psicologia e Cristianismo
Dijalma Augusto Moura
O livro Psicologia e Cristianismo pesquisado e almejado por Samuel da Silva Costa leva-nos a uma reflexão sobre o tema acima citado levando o conhecimento epistemológico e etimológico a luz da bíblia. Em seu sumário ficam bem esclarecidos os tópicos a serem estudados pelos alunos destacando-se os seguintes tópicos: no primeiro capitulo o tema cita o desenvolvimento da psicologia, Ciência e Religião no segundo, Sentimentos e Emoções no terceiro, Personalidade no quarto capitulo e no quinto e ultimo sobre Neurologia.
O conteúdo tanto científico quanto teológico que muito inspira o leitor pedagogicamente falando, o autor leva o aluno a uma reflexão critico construtiva da palavra de Deus. Convida-nos a refletir à luz da Palavra de Deus sobre duas ciências que até hoje nos trazem muitos questionamentos peculiares, reflexivos, deixando sempre nas mãos do leitor uma forma de dar continuidade na pesquisa.
Luiz Carlos Costa Raposo, fala do poder inquietante deste binômio: Psicologia e Cristianismo confirma ser realmente “perturbador sequer cogitar algo como sacralizarmos a ciência ou, de igual forma buscarmos cientificidade no sagrado”. Samuel Costa, sob meu olhar critico, conseguiu colocar cada uma destas ciências em seu devido território, mostrando inclusive onde uma perpassa a outra.
No primeiro capítulo, discorrendo sobre o Antigo Testamento, suas profecias e a história do povo de Israel, o autor, usando comentários da Bíblia online, Dicionário Aurélio da nossa língua portuguesa e outras fontes que fizeram enriquecer seu trabalho citados em sua referencia bibliográfica. Relata suas pesquisas quanto ao comportamento humano, por exemplo, os judeus vestirem-se de panos de saco para comunicar aos outros sua emoção, sua angústia ou tristeza e também humildade e arrependimento diante de Deus. Discorre também que a oração diminui as tensões, ainda mais