Psicologia e Comunidades
Período: 6º de psicologia
Disciplina: Psicologia e comunidade
Professor: Thiago Sandrini
Questões 1 - O que vocês entendem por formação?
Segundo o dicionário: Ato, efeito ou modo de formar, constituir, caráter, modo por que se constitui uma mentalidade, um caráter. O conjunto de elementos que constitui um corpo ou tropas. Nome genético de estrutura ou parte dela, e que tem aspecto definido. Relativo à forma.
Podemos encarar a formação profissional como um fator que favorece a personalidade do indivíduo, partindo dos conhecimentos adquiridos e de experiências vividas. O profissional formado será melhor inserido socialmente , permitindo assim a realização mais completa de si. Dessa forma a formação profissional pode ser considerada como um processo onde o individuo através da sua formação, terá comportamentos, atitudes melhores através de suas experiências a e ficará adaptado ao mercado de trabalho. Partindo do ponto em que o sonho, ou o caráter profissional foi concluído, e é conhecido socialmente através de sua formação.
2 - Descreva características/habilidades/competências que vocês consideram importantes para a formação de psicólogos/as que realizam (ou realizarão) trabalhos comunitários. Á formação profissional é importante que levemos em conta o momento histórico vivido no exame dos projetos sociais que justificam e estruturam as propostas curriculares e seus desdobramentos. A psicologia, como profissão tem sido caracterizada pela prevalência de modelos característicos da sociedade ocidental moderna e, em muitas ocasiões, posiciona-se com distanciamento dos contextos históricos e culturais nos quais se processam os fenômenos de interesse para a área. Um dos exemplos de tais contradições é a discrepância entre a necessidade de trabalho no âmbito das políticas sociais e o despreparo dos profissionais para enfrentar os desafios relativos a esse campo de trabalho. É urgente que a formação favoreça o