Psicologia e aprendizagem
O objetivo desse seminário consiste em uma breve explanação sobre as três correntes da psicologia, são elas: Psicologia da Gestalt; Teoria Comportamental (Behaviorismo) e Teoria Humanista. Sendo a aprendizagem o tema contemplado para a apresentação do respectivo seminário, optamos por explorar um pouco cada teoria, com a finalidade de demonstrar como a aprendizagem se configura diante da interpretação dos conceitos pertencentes as referidas teorias.
1. GESTALT
Teoria da Gestalt tem como base a situação global de uma situação. Suas teorias são centradas sobre a atividade do indivíduo.
A Gestalt é representada pelos alemães Wertheimer, Koffka e Köhler.
Para representantes da corrente gestáltica a atividade e o comportamento do sujeito são determinados de acordo com o modo pelo qual vê e compreende a estrutura dos elementos da situação problema.
1.1 Gestalt na Aprendizagem
Weitheimer considera que cada um dos mecanismos de aprendizagem associativa corresponde a um mecanismo alternativo nas concepções gestálticas.
A Gestalt defende o caráter inato das leis da percepção e da organização do conhecimento e baseia-se na categorização direta dos objetos, quase de forma imediata.
A teoria da Gestalt fala que a aprendizagem é ocorrida realmente quando não se obteve nenhuma informação para realizar determinada atividade.
1.2 O Papel do Professor na Aprendizagem Segundo a Teoria da Gestalt
Na Gestalt, o ensino é centrado no aluno e o professor tem como função dar assistência ao aluno de forma a não transmitir o conhecimento.
Ele deve ser um facilitador da aprendizagem que consiste na compreensão, aceitação e confiança em relação ao aluno.
Para o professor, qualquer ação que o aluno decide fazer deve ser considerada como boa e instrutiva.
1.3 O Papel do Aluno na Aprendizagem Segundo a Teoria da Gestalt
O aluno deve se responsabilizar pelos objetivos referentes a aprendizagem que lhes são significativos.
Ele é