psicologia ulbra
ORGANIZAÇÃO – aparato físico que reproduz o quadro de instituições no cotidiano da sociedade (concreto). Ex.: Ministério da saúde; igreja; empresas; escola.
GRUPO – conjunto de sujeitos que reproduzem as regras e valores, bem como as transforma, ou seja modifica as instituições e compõe as organizações.
Psicologia social é o suporte teórico para entender o funcionamento dos grupos: pequenos, médios ou grandes. Psicologia social é um campo da Psicologia que estuda a interação social. Pressupõe que o ser humano é interdependente e que essa interação produz comportamentos: comunicação, atitudes, socialização, preconceito, agressão, amor, poder, etc.
Definição de Grupo: duas ou mais pessoas que interagem; partilham objetivos comuns; possuem uma relação estável; possuem interdependência; percepção que fazem parte de um grupo.
GRUPO SOCIAL: alcançar algum objetivo.
GRUPO PSICOLÓGICO: Pessoas se conhecem; Objetivos, ideologias comuns; Interagem com mais frequência;Surgindo fenômenos: liderança, normas, coesão... Etc.
Influencia Grupal
IDENTIFICAÇÃO GRUPAL: membros identificam com objetivos e ideais do grupo; “me diga com quem andas que te direis quem és”. Quanto maior a coesão grupal maior influência grupo sobre membro.
DESINDIVIDUAÇÃO (ZIMBARBO, 1069): Anonimato, difusão responsabilidade e grupo grande - produz estado psicológico de perda da identidade, por não ser avaliado pessoal ou socialmente, aumenta comportamentos antissociais.Autoconsciência diminuiu influência do grupo sobre si.
Coesão Grupal: Forças exercidas sobre os membros de um grupo para que nele permaneça. Motivos para pertencer ao grupo (BACK, 1951):atração pessoal entre os membros; atração pela tarefa que o grupo executará; Atração pelo prestígio de pertencer ao grupo. Permanece