PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA
A partir da frase “o homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade que tem por objetivo satisfazer suas necessidades” podemos concluir que o homem não tem uma essência universal, e sim é um ser que elabora sua existência. Ou seja, o homem age de acordo com o meio onde este se encontra e aqueles que o rodeiam.
Oque significa a afirmação: “o homem é um ser ativo social e histórico”
Significa que a natureza humana se deriva do convívio em sociedade do contato com os hábitos e costumes de seus contemporâneos e às vezes até mesmo antepassados. É dizer é um ser ativo social por viver em constante contato com uma sociedade obrigatoriamente independente de que tipo ou classe social essa seja, E um ser histórico porque toda ação humana que ocorre em sociedade é um processo necessariamente histórico, já que a os fatos históricos são gerados de um determinado ato ou costume sociais.
Segundo esta abordagem como se desenvolve a consciência humana
Podemos observar no texto que “a linguagem é instrumento essencial na construção da consciência”. Como citado no trecho anterior a consciência humana se desenvolve pela presença da linguagem, essa por sua vez não só permite que o individuo represente a realidade em sua mente como também permite que tal individuo entre em contato com uma infinidade de significados. Quando os conceitos e o contato social (ambos permitidos pela linguagem) se conjugam, se pode desenvolver assim a consciência humana.
Os fenômenos sociais então de forma simultânea dentro e fora dos indivíduos. A partir dessa frase, discuta com as noções de subjetividade individual e social.
A subjetividade individual é gerada quando o individuo ao entrar em contato com uma determinada cultura, absorve a sua “visão de mundo” de acordo com as experiências de vida que o mesmo tem. A subjetividade social é a